António Lobo

09-11-2021

Ironman Portugal - O sonho nasceu em 2015, num almoço entre amigos. Acho que na altura não sabia bem o que era realmente ser um IRONMAN, mas queria ser um! Quando me familiarizei com as modalidades da prova, a corrida era a única que eu praticava!

Sabia andar de bicicleta a passeio, mas nunca tinha feito em grandes distâncias, e não sabia nadar!

Em 2019 fui representar a minha empresa numa prova por equipas do Ironman70.3 onde fiz 90 km de bicicleta. Foi na altura que procurei um treinador (Coach) que me ajudasse a planear um treino ajustado ao objetivo, e durante 3 meses preparei-me para esta prova. 

O apoio da empresa Performance e do meu Coach, Cláudio Bolanho, foi dos passos mais certeiros que dei neste processo. Não é possível fazer com segurança este caminho sem um plano e o apoio de um profissional. Quer em termos de preparação física, planeamento de treinos e ciclos, bem como no acompanhamento diário que o Cláudio me deu!

Em 2019 comecei a ter aulas de natação e em 2020, e com dois colegas e amigos fiz a travessia da estrada nacional nº 2 que liga Chaves a Faro. Durante 7 dias cruzámos algumas das mais maravilhosas serras e vales do nosso país. de Norte a Sul do País ao longo de 738,5 km. Neste desafio contei novamente com o apoio na preparação acompanhada da Equipa

Performance, fez toda a diferença, um treino planeado é fundamental para o sucesso e segurança física de qualquer projeto de superação.

Este desafio selou a minha vontade de concluir o IRONMAN, senti a exigência, a adversidade física a que seria sujeito. Adversidade é algo que sempre me agradou, gosto de desafios, durante o meu treino para esta travessia percebi a que tipo de desgaste seria sujeito na prova.

IRONMAN. Sim, seria físico, mas principalmente psicológico, é a nossa resistência mental que é mais testada num processo de treino de resistência, a capacidade de fazer algo gigante, focado nos pequenos passos, sem que o peso do todo nos colapse o animo e a vontade!

O normal caminho de um IRONMAN é iniciar-se no triatlo e ir aumentando as distâncias, este percurso pode levar vários anos e por norma exige uma certa maturidade emocional e mental.

Em 2021 iniciei os meus treinos específicos com a empresa Performance e com o Cláudio Bolanho e desde 1 de janeiro deste ano fiz:

  • 4.596 km de bicicleta em 99 treinos com um desnível global de 15.557 metros.
  • Corri 935,9 km em 102 treinos com um desnível global de 13.662 metros, e
  • Nadei 77.025 mts em 50 treinos.

Durante este ano treinei de forma focada e planeada nas três modalidades cerca de 400 horas! No dia da prova estive sereno e focado nos meus dois objetivos:

  • 1º Concluir a prova.
  • 2º disfrutar ao máximo.

Só tinha 16 horas para usufruir de algo que levou quase um ano a ser preparado. Era o dia da minha festa!

A prova teve início com o nascer do sol, às 8.10 da manhã. Ao cruzar a meta às 11 e 21 da noite, ouvi...parabéns António tu és um IRONMAN!

Estou orgulhoso pelo meu feito e partilho-o, com a minha família que me apoiou sempre, com todos os meus amigos que me acompanharam, com a equipa Performance e com o coach Cláudio,

Sem um acompanhamento planeado e tão empenhado, não teria sido possível terminar um Ironman desta forma planeada e organizada, obrigado Cláudio. Sigo para novos sonhos cada vez mais sou guiado pela ideia de que... Anything is possible!