Sérgio Almeida

09-10-2020

IRONMAN - Foram 6 meses e meio de treino sob a orientação do Performance mais especificamente do coach Claudio. Iniciámos com um prazo de 6 meses apenas com o objetivo de realizar o meu primeiro Full Ironman em Vitoria Gasteiz.

Apreciei o planeamento inicial e a forma criativa como os treinos de natação (tendencialmente mais monótonos) foram idealizados pois permitiu criar mais motivação e, sem duvida, uma melhoria clara na minha performance em natação. 

Os treinos de ciclismo e corrida iniciais foram também bem assimilados pelo corpo e em crescendo. Nota-se um cuidado muito grande em não exagerar reduzindo assim o risco de lesões. 

Desde o início que o Claudio mostrou disponibilidade total para ajustar os treinos e sempre revelou disponibilidade imediata para responder a duvidas. Também positivo o facto de haver uma nutricionista associada ao treino pois permite aprender e ajustar os planos alimentares.

À medida que o tempo foi decorrendo o volume foi aumentando mas sempre de forma repartida, ou seja, um treino em cada dia. Considerei que poderia ter feito mais sentido, à medida que nos aproximávamos da prova, fazer treinos bi diários de ciclismo e corrida por exemplo, isto para habituar a mente e corpo a este processo que e mais os treinos longos de transição ao fim de semana.

Por fim o aspeto mais lúdico. Treinar para um Full Ironman inclui treino mental pelo que fará sentido que muito treinos sejam sozinhos e sem companhia. Mas, sendo amador, deve existir um nível de compreensão para que se procure combinar treinos conjuntos e que o próprio atleta possa juntar-se a amigos e encontrar um equilíbrio entre o seu treino e o deles. Afinal fazer o treino e a prova com amigos é muitíssimo mais agradável e motivante além de apresentar menos riscos (na estrada os carros respeitam mais um pelotão do que um ciclista individual).

Termino agradecendo o apoio, disponibilidade e a exigência com que encarou este desafio!