7 fontes saudáveis de hidratos de carbono para ter energia na corrida

02-03-2021

Os hidratos de carbono (carboidratos) são nutrientes essenciais para quem corre ou pratica qualquer outro desporto que demande muito da resistência física , isso porque sua função principal é fornecer energia para o organismo. Tanto é que os nutricionistas recomendam o armazenamento de hidratos de carbono antes de longas provas.

De acordo com a nutricionista da Estima Nutrição Amanda Maffei, consumi-lo pode ter um impacto directo no desempenho do atleta. "Os hidratos de carbono são como uma reserva de energia para os músculos. Em geral, um dia antes de provas de longa distância acontece o chamado jantar de massas justamente porque é necessário ao atleta, que busca performance, fazer essa reserva de 'combustível', uma hora antes de correr, por exemplo, os hidratos de carbono servem como uma fonte de energia imediata, então vai dar ao atleta mais disposição e explosão", explica.

Apesar de sua importância, nem todas as fontes desse nutriente são saudáveis, pelo contrário, a maioria até atrapalha a dieta, por isso é preciso ficar atento às quantidades e aos tipos de hidratos de carbono que você ingere. Conheça algumas opções melhores, que trazer energia, sem muitos prejuízos à balança:

  1. Batata-doce

A batata doce é rica em betacaroteno e além de possuir uma boa dose de hidratos de carbono , também é fonte de vitamina C, vitamina A, vitamina B6, ferro, potássio, cobre, manganês e fibras; por isso é uma das principais opções a quem busca energia para atividades físicas.

2. Arroz Integral

O arroz integral é tido como um hidrato de carbono muito mais saudável do que o usual arroz branco, ele contêm mais fibras, vitaminas e minerais. Além de ajudar a reduzir o colesterol ruim e possui magnésio, ferro, vitamina B, vitamina B2, vitamina B3 e vitamina B6.

3. Massas integrais

Tanto os pães quanto os macarrões integrais são opções mais saudáveis de carboidrato do que suas versões tradicionais. Em geral, os alimentos a base de grãos integrais possuem mais nutrientes e fibras, têm uma absorção melhor e fornecem mais energia e armazenam menos gordura do que os demais.

4. Tapioca

A tapioca é uma das alternativas mais consumidas por quem quer abrir mão do pãozinho francês e consumir um hidrato de carbono mais saudável. A goma possui baixo teor de sódio, além de não precisar de óleo ou outras fontes de gordura em sua preparação. Só é preciso ficar atento e não abusar nos acompanhamentos e recheios.

5. Folhas verde-escuro

Espinafre, couve e brócolis são boas opções para quem busca hidratos de carbono em alimentos de baixa caloria. Eles são famosos por reduzir o risco de cancro (câncer) e doenças do coração, devido ao seu elevado teor de celulose e baixo teor de gordura.

6. Quinoa

A quinoa é uma semente com níveis elevados de proteínas e com boa concentração de vitaminas e minerais como ferro e vitaminas do complexo B. Além disso, o pseudo-grão não possui glúten e é uma boa fonte de hidratos de carbono aos celíacos.

7. Grão-de-bico

O grão-de-bico é um alimento bastante usado por quem quer perder alguns quilinhos. Além de altas doses de ferro e proteína, ele também contém triptofano; uma substância usada pelo organismo produzir a serotonina, que é responsável pela activação das sensações de bem-estar e satisfação.

Fonte: www.webrun.com.br - Por Carolina Abrantes