Como pedalar com técnica

23-08-2023

Uma vez que você decidiu treinar e levar a sério o ciclismo, andar de bicicleta não é mais o simples ato de subir na bicicleta e sair pedalando por aí. É muito mais do que isso. Neste artigo, daremos algumas dicas sobre alguns fundamentos básicos que ajudará você a aperfeiçoar sua técnica no ciclismo de estrada.

Lauro Chaman (TimeSP, Caixa, MaxTitanium, Funvic) Medalhista Paralímpico Campeão Mundial 2017 e 2018

Se você já pedalou com algum bom ciclista de estrada, saberá exatamente do que estamos falando e entenderá a importância da técnica para o desempenho do atleta.
A pedalada, a troca de marcha e a frenagem são tão suaves e fluidas que são imperceptíveis. Um atleta que tenha uma técnica apurada, normalmente parece nem estar fazendo força, enquanto os demais sofrem para o acompanhar. Os quadris estão imóveis, a cadência estável, parecem verdadeira máquinas de pedalar.Assista aos profissionais nas corridas e escute os conselhos dos atletas mais experientes do seu grupo, quanto mais rápido melhorar sua técnica, melhor será seu desempenho.

Técnica de Pedalada

A técnica de pedalada é uma questão muito debatida, com muitos especialistas do ciclismo defendendo o conceito de "usar todo o curso do pedal", puxando o movimento para cima e empurrando para baixo. Alguns bons profissionais dizem não acreditar nesse movimento perfeito, já outros o defende como verdade absoluta.Particularmente, acredito que cada indivíduo possui uma pedalada perfeita, é muito difícil generalizar um movimento ideal em um universo com características infinitas. 

Talvez no mundo dos profissionais exista alguma teoria que possa se aplicar a grande maioria dos atletas, ainda assim, repare o Chris Froome pedalando, eu diria que não existe nada de perfeito naquela pedalada, porém o cara é verdadeira monstro, um dos maiores ciclistas de toda a história.Existe ainda toda uma ciência biomecânica relacionada a pedalada, inclusive determinados movimentos quando executados com muito intensidade sem uma preparação adequada, podem causar lesões graves, mas deixaremos essa parte para os médicos, fisioterapeutas e demais especialistas da área.

Troca de marchas (Mudanças)

Um erro comum dos ciclistas iniciantes é não saber usar suas marchas a seu favor. A troca de marcha desempenha papel fundamental no desempenho do atleta, é crucial que um atleta saiba trocar de marcha para poupar energia.A troca de marcha pode te ajudar a transpor uma subi sem que se desgaste desnecessariamente. Uma cadência alta demais pode diminuir sua potência aplicada aos pedais e elevar demais sua frequência cardíaca, enquanto que a cadência muito baixa pode reduzir suas reservas energéticas rapidamente.

Aprenda a antecipar os movimentos, não deixa para trocar de marchar depois que notou a necessidade de usar uma mais leve ou pesada. Mude de marchar de forma suave e fluída. Evite também "cruzar" a corrente, ou seja, se notar que está usando sua coroa maior (frente) com o cassete mais (atrás), considere trocar a marcha da frente e descer 2 ou 3 marchas atrás. Além de poupar seu equipamento, cruzar a corrente aumenta o desgaste de toda sua relação de marchas, você terá ainda maior alternativas para trocas de marchas futuras.

Considere também aliviar a pressão em um instante de segundo durante a troca de marcha para permitir que a mudança ocorra suavemente, assim como acontece em um automóvel ou uma moto.A dica principal, fundamental para uma troca de marcha eficiente, é antecipe seu movimento. 

Se você sabe o que está à frente, se é uma subida, uma descida, uma superfície molhada ou um obstáculo, você pode "atacar" seu alvo com a marcha certa. Se estiver em uma descida e logo após entrar em uma subida, considere a possibilidade de passar embalado com a coroa maior (frente) sem cruzar a marchas, ou então colocar na coroa menor (frente) antes que sinta o peso nas pernas.Em certas situações, a marcha será decisiva, ela pode definir se você conseguirá se manter no grupo principal de uma corrida ou então fará você sobrar na primeira aceleração.

Descendo com Técnica

Como a maioria das técnicas relacionadas ao ciclismo, descer com técnica é uma habilidade que precisa ser aperfeiçoada e praticada até que ganhe confiança e saiba o que está fazendo. Descer rápido não é sinónimo de saber descer. 

Em diversos treinos é muito comum ter aquele colega que gosta de dar o "show" com a bike lá no meio do rua, entre os carros, colocando todos em maior risco, isso tudo para chegar no final do treino e falar que chegou a tal velocidade. Pois é, para ser um bom "descedor" é preciso descer com técnica e não necessariamente descer rápido.Não sou um bom "descedor", costumo não me arriscar mais que o necessário, curto a sensação de ir ladeira abaixo, fazendo uma linha segura, diminuindo os riscos e aproveitando ao máximo o treino.

Dicas preciosas para ajuda-lo a descer melhor:


  • Fique em uma posição mais aerodinâmica. Isso reduz seu centro de gravidade, oferecendo maior controle a sua bike e ainda te ajuda e ir mais rápido.
  • Sempre olhe para frente. Isso parece óbvio, mas os obstáculos chegam até você muito mais rápido durante uma descida, então sempre em alerta.
  • Sente-se ligeiramente fora do selim. Esse movimento elevará seu quadril levemente, permitindo que absorva melhor as imperfeiçoes do terreno.
  • Não é muito o caso do Brasil, mas em determinadas regiões pode fazer bastante frio em determinadas épocas do ano, lembre-se de proteger seu peitoral do vento frio. Seja com uma corta vento ou então folhas de jornal, isso mesmo, em uma emergência pegue alguns folhas de jornal e coloque dentro da camisa. Faça o teste e comente aqui depois.
  • Mantenha sempre uma distância segura entre você e seus companheiros de treino.
  • Respire. Pode parecer óbvio, mas mantenha sua respiração controlada. Ajudará na sua atenção e no seu desempenho.

Fazendo Curvas com Técnica

Aprenda a fazer curvas e resolva grande partes dos seus problemas no ciclismo. Errar uma curva pode te colocar em risco de sofrer um acidente e, fazer uma curva bem feita pode te colocar em um pódio de alguma competição.Os elementos chave para você fazer uma curva com eficiência são o posicionamento do corpo e a posição da bicicleta.

Faça curvas segurando do drope, nas parte de baixo do guidão, algumas pessoas posicionam os dedos indicadores levemente aos freios, caso seja necessário usá-los, mas só freio em uma curva em último caso! Uma posição mais aerodinâmica distribui melhor seu peso corporal sobre a bicicleta, distribuindo melhor o peso entre os sistema dianteiro e traseiro de frenagem.

Mantenha o foco na saída da curva. Se manter a concentração no obstáculo vem está a sua frente, provavelmente irá paralisar e o pior pode acontecer. Durante a curva mantenha a perna que estiver do lado interno da curva para cima e permaneça com a outra perna esticada para baixo. Evitará que seu pedal toque no chão e sua bicicleta perca a estabilidade. 

Com o peso na perna de fora, mantenha o braço que estiver na posição interna a curva levemente pressionado ao guidão, como se estivesse empurrando seu guidão para baixo. Lembre-se, levemente pressionado. Isso distribuirá seu peso corporal de maneira mais uniforme, proporcionando mais tração, mantendo a bicicleta rígida e permitindo que você faça uma linha eficiente.

• Mantenha-se leve no selim para poder responder melhor as imperfeições do terreno.
• Avalie rapidamente a situação; quanto espaço eu tenho? Há algum perigo, como buracos ou cascalho? Existem carros que se aproximam ou outros ciclistas? Essas coisas determinarão a rapidez com que você pode "atacar" a curva e assim calcular seus riscos.
• Se o terreno estiver molhado, considere diminuir a velocidade, ou melhor, diminua a velocidade sempre, assim como nos casos em que tenha terra na curva.
• Freie antes de entrar na curva. Frear durante a curva comprometerá seriamente a tração da bicicleta e você poderá derrapar facilmente.

Freando com Técnica

A frenagem é uma habilidade surpreendentemente complexa, assim como outras habilidades que já citamos aqui e só melhora com a prática. Como você deve ter notado, sua bicicleta tem dois freios - um na roda dianteira e outro na traseira. Ao frear, é importante usar os dois.

O freio dianteiro é mais eficaz para te ajudar a parar. Muitos ciclistas mais novos evitam utilizar muito o freio dianteiro, temendo serem jogados para frente. Isso realmente pode acontecer, mas somente se o ciclista usar os freios de forma errada. Em condições normais e secas, utilize mais o freio dianteiro, ou mesmo apenas o freio dianteiro. O freio dianteiro irá pará-lo mais rápido e na maior parte das vezes não resultará em derrapagem.

O freio dianteiro se torna perigoso em condições adversas, terrenos molhados ou sujos. Assim como durante uma curva, não use o freio dianteiro durante uma curva, é muito arriscado.

Nestas condições, use o freio traseiro. Mas também não coloque muita pressão nos freios, com muita pressão você pode acabar derrapando. Pequenos toques leves no freio traseiro podem ser suficientes para pará-lo. Imagine algo simular aos freios ABS de um carro, ele é projetado para não travar as rodas.

Algumas dicas de travagem

• Ao usar o freio dianteiro com força para parar o mais rápido possível, mantenha seu corpo firme, braços, ombros e tronco, para evitar que seja lançado para frente.
• Durante a frenagem, posicione o seu corpo para trás. Ao manter o seu centro de gravidade baixo e longe, você maximiza sua tração e minimiza mais uma vez o risco de ser lançado para frente.
• Uma boa dica no molhado é usar levemente os freios para que as pastilhas arrastem levemente nas bordas das rodas. Isso ajudará a limpar o excesso de água e a melhorar a eficácia dos freios.
• Como regra geral, evite frear. Manter-se agarrado aos freios tornará seu treino chato e travado. Sempre contar que poderá colocar outras pessoas em risco, aqueles que estão logo atrás. Tente fluir com a máxima segurança possível. Fique sempre em alerta, seja ao trânsito, outro ciclista ou qualquer que seja o obstáculo.

Fonte: www.praquempedala.com.br