Triatlo. Cada prova tem uma realidade diferente
Você já definiu o calendário das provas que você pretende participar? Muitos atletas deixam para última hora essa tarefa.
Isso pode gerar frustrações, porque todo treino físico é elaborado de acordo com o calendário de provas e o objectivo do atleta, tentando melhorar sua falhas e potencializando seus pontos fortes, para que no dia da prova possa ser testada a sua performance.
Definidas quais provas durante o ano o atleta quer participar, é preciso ter a consciência de que nem todas elas, o objectivo é baixar tempo, ou até mesmo conseguir o primeiro lugar no podium.
Baseado no planeamento dos treinos haverá provas em que o atleta será um simples participante, sem o objectivo de performance, sua tarefa será apenas concluir a prova.
Já outras, o objectivo é estratégico, muitas vezes para ajudar um companheiro de equipe, ditar o ritmo da prova por certo tempo, ou até mesmo conseguir um lugar no podium.
O objectivo de cada prova vai depender do período de treino em que o atleta se encontra. Podemos dividir o ano ou temporada, chamado de macrociclo em dois, três, até mesmo quatro mesociclos, que por sua vez é sub-dividido em quatro períodos: Período de base / Período específico período competitivo / Período de transição.
Para cada período de treino são trabalhados fundamentos físicos diferentes, como: Resistência, força, velocidade e potência. Caso o atleta se encontre no período de base, por exemplo, a probabilidade de melhorar seu tempo será muito difícil, pois o objectivo desse período de base não é ganhar velocidade, mas sim resistência física para melhorar a capacidade cardiorrespiratória, trabalhar a parte psicológica do atleta, entre outros.
Nesse período o atleta não tem subsídios suficientes para diminuir seu tempo. As provas disputadas nesse período, muitas vezes são apenas para treino e participação, ganhando experiência e uma oportunidade de conhecer e analisar seus adversários e seu condicionamento físico.
O período em que o atleta terá grandes chances de superar-se e colher os frutos do treino é o período competitivo. Nesse período o atleta encontra-se na sua melhor forma física, pois já foram trabalhados os fundamentos físicos necessários para melhorar sua performance competitiva.
Fonte: www.webrun.com.br